sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Miles Davis - E. S. P. - 1965

Como mencionado na introdução do blog, ali do lado esquerdo, esse é o álbum de Miles Davis (ou melhor, de seu segundo quinteto, que não está creditado na capa) em que aparece pela primeira vez a faixa Eighty-One, composta por Miles e por Ron Carter - além dos dois, Herbie Hancock, Wayne Shorter e Tony Williams compunham o Second Great Quintet que comanda E.S.P. O grupo, que durou de 1964 até 1968, desenvolveu uma linha que se distanciava do bebop, o que é mostrado nesse disco. Nessa fase, Miles Davis já havia passado por outras influências e conhecido outros músicos importantes, como Charlie Parker e Dizzy Gillespie, com quem tocou na banda de Billy Eckstine. Até a metade da década seguinte, Miles se envolveria com o bebop, deixando o estilo de lado para priorizar o freebop, ou "time no changes" - nas apresentações do quinteto, por exemplo, as músicas se encadeavam umas nas outras, e a mudança de melodia era o que dava o sinal de troca de faixa. Em E.S.P., as músicas, em geral de longa duração, se sucedem de maneira semelhante, o que faz do disco uma sequência a ser ouvida por inteiro. Depois que o Second Great Quintet se desfez, Miles Davis enveredou para os lados de James Brown e acrescentou traços de funk e acid-rock a sua produção. Quanto aos outros membros, se tornaram figuras conhecidas do jazz.

E. S. P.:
1. E.S.P (5:31)
2. Eighty-One (6:17)
3. Little One (7:21)
4. R.J. (3:57)
5. Agitation (7:48)
6. Iris (8:33)
7. Mood (8:49)

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